03/01/2010

A maior torcida do Brasil

A última pesquisa Datafolha sobre a preferência clubística dos brasileiros, lançada no início de 2010, manteve a torcida do Flamengo no topo da lista. No levantamento anterior, em novembro de 2008, o Rubro-negro tinha 17% das preferências, ficando após a conquista do Campeonato Brasileiro com 19%. O Corinthians, o segundo time mais popular do país, ficou estacionado nos 13%.

O Flamengo é o que mais consegue atrair torcedores de fora de seu Estado. Segundo o Datafolha, o clube é o mais popular no Nordeste, onde foi apontado como o time de coração por 25% dos entrevistados. Nas regiões Norte e Centro-Oeste, o Flamengo tem 30% das preferências, sendo que nenhum outro clube consegue ultrapassar a marca dos 10%.

A equipe da Gávea é ainda mais popular entre os mais jovens, com 23% dos brasileiros entre 16 e 24 anos sendo torcedores do rubro-negro carioca. O prestígio do Flamengo entre os brasileiros é repetido no grupo que frequenta os estádios. A maior média de público do último Brasileiro foi flamenguista, com média de 40.036 torcedores por partida, praticamente o dobro do que o Corinthians levou aos estádios na competição.

A lista de popularidade dos times de preferência dos brasileiros, segundo o Datafolha, é composta por Flamengo com 19%, Corinthians 13%, São Paulo 8%, Palmeiras 7%, Vasco 5%, Cruzeiro 4%, Grêmio e Internacional com 3%, seguido de Santos, Atlético/MG e Botafogo com 2%, completando os 11 primeiros times da lista.

Agora, entretanto, torcedores adversários questionam a credibilidade da pesquisa, uma vez que foi feita dias depois do título nacional conquistado pelo Flamengo, acreditando que haja influência na resposta dos entrevistados e no resultado final. Porém, a diferença entre os clubes, antes no limite da margem de erro - dois pontos percentuais-, atualmente tem uma folga, não deixando a pesquisa de forma errada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário