26/01/2010

Descoberta de sítio arqueológico interrompe obras de transposição

A descoberta de um sítio arqueológico em um canteiro de obras da transposição do rio São Francisco, no município de Custódia, em Pernambuco, fez com que os procedimento das obras fossem suspensos.

De acordo com especialistas, os vestígios contém fragmentos cerâmicos e gravuras rupestres e podem ter mais de 9.000 anos. Eles foram encontrados em uma região de caatinga conhecida por Lage das Onças, no lote 10 da obra, a 40 km da cidade, que está distante cerca de 350 km da capital do estado, Recife.

A descoberta fez com que os trabalhos de terraplenagem fossem parados em uma área de aproximadamente 20 mil metros quadrados. Os tratores tiveram que se afastar e todo o trabalho precisou ser interrompido para que os arqueólogos pudessem resgatar as peças e começar o trabalho de apuração e avaliação do valor histórico do sítio bem como dos vestígios encontrados.

De acordo com o Ministério da Integração Nacional, depois que os fragmentos forem recolhidos, as máquinas poderão retomar a passagem pelo local será. Esse trabalho será acompanhado pelos pesquisadores, para evitar que eventuais vestígios não recolhidos sejam destruídos.

Segundo os arqueólogos, o sítio de gravuras rupestres não será afetado pela obra, dizem os arqueólogos. As pedras --algumas com desenhos em forma de pequenos quadrados e com graduações cromáticas-- estão localizadas fora do eixo, no curso de um riacho não perene, sobre o paredão de uma pequena queda d'água que se forma em tempos de chuva.

Ligação com o Vale dos Dinossauros, em Sousa

A descoberta surpreendeu também por sua conexão com uma região do Sertão paraibano, conhecida como Vale dos Dinossauros, localizada no município de Sousa. As figuras, talhadas em pedra, não têm semelhança com a forma humana o animal. Segundo arqueólogos, os desenhos correspondem a “grafismos puros”, que não representam a vida real.

Os fragmentos de cerâmica foram encontrados cerca de cem metros de distância das gravuras, no exato local onde passará o canal do eixo leste da transposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário