12/01/2010

Festival em Monteiro

Monteiro se prepara para o I Festival de Cultura Popular do Cariri – Zabé da Loca

A Prefeitura Municipal de Monteiro, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, está ultimando os preparativos para a realização, de 13 a 17 deste mês, do Festival de Cultura Popular do Cariri Paraibano – Zabé da Loca.

Em sua primeira versão, o evento já alcança uma grande repercussão e expectativa de sucesso absoluto, além da inclusão no calendário turístico de Monteiro.

Para homenagear Zabé da Loca, a Rainha do Pífano, já estão confirmadas as apresentações especiais, na abertura do festival, na próxima quarta-feira (13), do cantor Chico César e dos artistas monteirenses Flávio José, Novinho da Paraíba, Dejinha de Monteiro e Luciene Melo.

Após a apresentação especial de abertura, a coordenação do festival confirmou a realização de um show com a cantora Sandra Belê, no palco montado na Praça João Pessoa, no centro da cidade de Monteiro.

A estrutura montada na Praça João Pessoa conta ainda com tendas para artesanato, gastronomia regional, palco para apresentações culturais e um circo para apresentação, durante os quatro dias do evento, da Companhia de Artes Jubalite.

A programação também inclui palestras e oficinas, cujo objetivo é fomentar o desenvolvimento de novos grupos artísticos, promovendo não só a difusão, mas também a promoção das manifestações artístico-culturais tradicionais da região do Cariri paraibano. As oficinas de pífano, coco de roda e percussão acontecerão no prédio do PETI, localizado na Vila Santa Maria.

A prefeita de Monteiro, Edna Henrique, que se prepara para recepcionar artistas, autoridades representativas da cultura e demais visitantes, ressaltou que a realização do Festival de Cultura Popular vem consolidar os investimentos na valorização do artista popular do município, através de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento turístico-cultural de Monteiro.

Segundo informou o secretário de Cultura de Monteiro, Edcarlos Farias, já confirmaram presença no evento, a representante do Ministério da Cultura na Paraíba, Alice Monteiro, e o representante da Região Nordeste do Minc, Jorge Edson Garcia.

A equipe do programa “No Coração do Brasil”, que tem como apresentador José Luiz Datena, da TV Bandeirantes, também confirmou presença na abertura do festival. A TV Brasil e a TV Paraíba também confirmaram que farão a cobertura jornalística e cultural do evento. É esperada ainda a presença de outros veículos de comunicação, como emissoras de rádio, jornais e sites.

Edcarlos fez questão de destacar a participação de artistas renomados no cenário musical brasileiro na homenagem a Zabé da Loca, que para ele significa um ato de desprendimento, sensibilidade e integração da classe artística em reconhecimento a importância da pifeira para a cultura popular do País.

Zabé da Loca, que aniversaria durante o festival, é um destes fenômenos isolados, que surgem de tempos em tempos. Porém, o que mais despertou curiosidade sobre a pifeira não foi sua inegável habilidade no instrumento, mas por morar com os filhos, durante uns 40 anos, na Serra do Tungão, numa caverna. Sua idade é presumível, porque nem ela mesma sabe a data exata de nascimento. Sabe que nasceu nos arredores de Buíque (PE), e que veio com 16 anos para a Paraíba. O apelido lhe foi dado pela sua peculiar habitação, caverna é chamada de “loca” no Sertão.

Confira a programação de abertura do festival:

Dia 13 - Quarta-feira

08h00 Abertura Oficial do Evento (Prefeitura Municipal de Monteiro)

08h30 Oficinas

09h00 Abertura da Exposição do Chargista Fred Ozanan – Rio de Lágrimas: Uma visão muito seca do Nordeste (Museu Histórico de Monteiro)

13h00 Encontro do Fórum de Cultura e Turismo da Região do Cariri, no Teatro Jansen Filho

14h00 Palestra: Cultura Popular nas Escolas, com Emilson Ribeiro, representante do CPC de João Pessoa.

16h00 Palestra: Cultura Popular e Folclore, com antropólogo Ricardo Gomes Lima, representante do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular.

20h00 Tenda da Esperança – Cia de Artes da Jubalite

Pedro Aboiador (Zabelê)

João da Gaita e Bereta (Monteiro)

Coco de Roda da Mestre Midinha (Congo)

Homenagem a Zabé da Loca, com apresentação especial de Chico César e dos artistas monteirenses Flávio José, Novinho da Paraíba, Dejinha de Monteiro e Luciene Melo, no Palco Principal

Show com Sandra Belê, no Palco Principal

O Festival de Cultura Popular é uma realização da Prefeitura de Monteiro, com patrocínio do Banco do Nordeste e Governo Federal, apoio do SEBRAE, projeto Dom Helder, Embrapa, UEPB e projeto Vínculus.

Um comentário:

  1. Eu estou acompanhando de perto este evento que é um sucesso.Parabens aos organizadores e nota mil a nossa prefeita comadre Edna Henrique.Ass: Assis do Riacho Verde Monteiro-PB

    ResponderExcluir