28/12/2009

QUEM VAI LEVAR A MELHOR ?


A disputa para deputado estadual em 2010 nos municípios do Cariri Ocidental deverá ser bastante acirrada, envolvendo principalmente os deputados Assis Quintans (DEM), Carlos Batinga (PSC) e João Henrique (DEM), que “brigam” por votos em vários municípios da região.

Numa enquete realizada pelo portal Tribuna do Cariri foi perguntado aos leitores qual o deputado mais atuante da região, em 2009. O deputado Assis Quintans recebeu 38% das indicações, cabendo a segunda posição a Carlos Batinga, com 33%. A terceira colocação coube a João Henrique, com 27%. O deputado Dunga Júnior recebeu 2% das indicações. Participaram da enquete 66 IPs (computadores) diferentes, pois no atual sistema de enquetes adotado pelo portal não existe possibilidade de um mesmo computador participar mais de uma vez da mesma enquete.

Os números da enquete mostram um equilíbrio na disputa, em nível regional, e uma tendência de repetir o que aconteceu em 2006. Naquela eleição, num total de 27.860 mil votos, Quintans chegou à Praça do Meio do Mundo com cerca de 15 mil, obtendo os votos restantes nas demais regiões do Estado. Por sua vez, recebendo 28.041 votos, João Henrique obteve nos municípios do Cariri, em torno de 11 mil, os outros 17 mil votos foram no restante dos municípios paraibanos. Já o deputado Carlos Batinga, dos 19.314 votos obtidos, cerca de 8 mil foram no Cariri.

Para a eleição de 2010, os 3 deputados tiveram algumas mudanças em suas bases e algumas perdas foram compensadas.

Quintans perdeu lideranças em Monteiro, mas manteve apoios nos demais municípios do Cariri e do Curimataú, além de conquistar apoios expressivos em outras regiões, a exemplo de Santa Luzia, Teixeira e Campo de Santana.

Carlos Batinga perdeu a Prefeitura de Monteiro, mas conquistou a adesão do vice-prefeito Eugênio Henrique e outras lideranças, além de ampliar seu raio de ação. consolidando novos e fortes apoios em Taperoá, Sumé e outros municípios.

João Henrique perdeu o comando das ações do governo do Estado na região, em compensação conquistou a Prefeitura de Monteiro, maior município da região, cuja prefeita é sua esposa, Edna Henrique.

Em 2006, Carlos Batinga foi o mais votado em Monteiro, com 6.381 votos, seguindo-se João Henrique com 4.958 e Quintans com 1.794 votos.

No segundo maior município em eleitorado, Sumé, Quintans recebeu 3.522 votos, enquanto Batinga obteve 559 e João Henrique, 308.

Em Taperoá, o mais votado dos 3 foi João Henrique com 496 votos, enquanto Batinga recebeu 160 votos. Para 2010, Carlos Batinga deverá ter o apoio do prefeito Deoclécio Moura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário