17/12/2009

Livro do jornalista Carlos Marcelo apresenta relato histórico e sincero sobre a formação de Renato Russo


Nesta quinta-feira, 17, os fãs do Renato Russo vão ganhar um verdadeiro presente de Natal. Será lançado em João Pessoa o livro ‘Renato Russo- O Filho da Revolução’ do jornalista Carlos Marcelo. O livro se propõe a ser bem mais que mais uma biografia do ídolo de toda uma geração e que exerce fascínio sobre os jovens mesmo 13 anos após a sua morte influenciando quem sequer chegou a vê-lo.

O maior mérito do livro, segundo o próprio autor é enfocar como se deu a formação do artista, é mostrar “quem foi esse jovem que influenciou todos os outros”. Por esse motivo o livro é totalmente contextualizado e faz um passeio por episódios importantes da história do Brasil relacionados a trajetória de Renato Russo tais como a construção de Brasília e o AI-5.

“É um relato histórico e honesto, sem julgamentos de um Renato Russo mais humano”, define o autor. “O livro atinge os mais velhos ,que vem o ídolo dentro de um contexto histórico, e aos mais novos quem nem viram os show, mas são influenciados pela força quase mítica que atravessou décadas”.

Para o autor a movimentação de Brasília na época em que o Renato Russo ainda engatinhava na carreira como músico, simboliza a primeira manifestação cultural própria da juventude brasileira através do rock que se tornou algo muito forte e que mesmo tendo suas letras de protesto, muitas com o carimbo da censura, foi um movimento dissociado da política.

“É mostrada a censura que foi feita ao rock, fora da MPB também se formaram ícones, a MPB perdeu a força como porta-voz da juventude. O Renato tomava para si as dores do mundo”.

A pesquisa para a construção do perfil foi bastante intensa, até a lista de chamada do colégio Marista, onde o Renato estudou, foi consultada, o que revelou episódios inusitados como o fato dele ter sido colega de classe de Geddel Vieira.

O ator conta que o livro foi muito bem recebido pela família que diz ter conhecido mais do Renato através dessa leitura e chegaram a pedir cópias de documentos que nem eles mesmos tinham e a confiança na sinceridade do relato foi tanta que os familiares não leram o livro antes do lançamento. “Eles respeitaram muito a pesquisa e traz grande satisfação o reconhecimento do trabalho. É uma proposta diferente, contextualizada e por isso é reconhecida pelos fãs e também por aqueles que não são fãs de Renato Russo ”.

O livro inclui mais de cem depoimentos que aliados aos documentos contam como foi a transformação do jovem Renato em um dos maiores ídolos da juventude oitentista. O livro se desenrola numa linguagem quase cinematográfica tornando quase impossível interromper a leitura.

O lançamento junto com uma sessão de autógrafos e bate-papo com o autor acontece nesta quinta-feira, 17, às 19h no Zarinha Centro de Cultura em João Pessoa.

fonte:wscom

Nenhum comentário:

Postar um comentário