23/12/2009

CHUVA DE GRANIZO NO CARIRI !!!


Uma chuva de granizo ocorrida durante parte da noite e da madrugada desta quarta-feira (23), na cidade de São Domingos do Cariri, no Cariri paraibano, chamou a atenção da população local e surpreendeu a todos. O fato foi verificado em várias partes da cidade, sobretudo na zona rural.A chuva de granizo foi confirmada pelo prefeito de São Domingos do Cariri, José Ferreira da Silva. Segundo ele, houve o registro de várias pessoas que afirmaram ter visto o momento em que a chuva ocorreu. Ele também confirmou ao Blog que, pela manhã, o granizo ainda era visto em diversos pontos da cidade.

O granizo (ou saraiva) é uma forma de precipitação, composta por pedras de gelo que podem medir 5 mm ou ser até do tamanho de uma laranja. Em muitas partes do mundo, é comum a tempestade com pedras de gelo do tamanho de uma bola de tênis.

O granizo forma-se quando pequenas partículas de gelo caem dentro das nuvens, recolhendo assim a umidade. Essa umidade se congela e as partículas são levadas para cima novamente pelas correntes de ar, aumentando de tamanho. Isso acontece várias vezes, até que a partícula se transforma em granizo, que tem o peso suficiente para vencer as correntes de ar e cair em direção à terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário