18/12/2009

Chávez acusa Holanda de planejar agressão contra Venezuela


O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, acusou nesta quinta-feira a Holanda de planejar uma "agressão" contra seu país ao permitir que tropas norte-americanas tenham acesso a territórios holandeses no Caribe.

"Estou acusando o Reino dos Países Baixos [Holanda], junto ao império ianque [EUA], de preparar uma agressão contra a Venezuela", disse Chávez em reunião com grupos esquerdistas em Copenhague, na Dinamarca, transmitida pela TV estatal venezuelana.

Chávez, que está na conferência climática da ONU (Organização das Nações Unidas), trava uma disputa diplomática com a Colômbia por causa de um acordo pelo qual Bogotá autoriza tropas dos Estados Unidos a usarem sete bases em seu território.

O presidente diz que Washington está cercando a Venezuela e preparando uma invasão para controlar seus recursos petrolíferos. Tanto a Colômbia quanto os EUA negam tal intenção.

Chávez disse ainda que as ilhas autônomas holandesas do Caribe ficam dentro das águas territoriais venezuelanas.

Os EUA há muito tempo têm presença militar nas ilhas de Curaçao e Aruba, com cerca de 250 funcionários da Força Aérea envolvidos em operações de vigilância e combate ao narcotráfico no Caribe.

A empresa petrolífera anglo-holandesa Royal Dutch Shell opera uma fábrica de lubrificantes e uma "joint venture" com a estatal venezuelana de petróleo PDVSA nos campos petrolíferos do lago Maracaibo (oeste venezuelano), segundo o site da Shell.

Chávez não disse porque estava acusando a Holanda agora. Ele também citou a reativação, no ano passado, da Quarta Frota Naval dos EUA, que havia sido dissolvida em 1950. A Quarta Frota patrulha as costas da América Latina.

A Colômbia exigiu na quinta-feira que a Venezuela capture e extradite 15 chefes guerrilheiros colombianos que estariam refugiados no território venezuelano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário