O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ampliou para 61 o número de municípios que usarão a urna biométrica nas eleições deste ano. O TSE anunciou nesta quinta-feira que mais 11 cidades de quatro regiões terão que fazer a revisão do eleitorado para cadastrar as impressões digitais.
De acordo com o TSE, o uso de urnas biométricas diminui os riscos de fraude na hora do voto. Os eleitores cadastrados nesse sistema terão a urna liberada para votação por meio da impressão digital.
Nas eleições municipais de 2006, as urnas biométricas foram utilizadas em apenas três municípios brasileiros. Dos novos municípios escolhidos para utilizar o sistema, quatro são do Rio Grande do Norte e três do Maranhão. Também há um município dos Estados do Piauí, Mato Grosso, Acre e São Paulo. O cadastramento deve começar até o próximo dia 18.
A revisão do eleitorado é feita periodicamente e ocorre em cidades onde o número de eleitores supera 65% da população projetada para aquele ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quando o total de transferências de eleitores ocorridas no ano em curso é 10% superior ao do ano anterior ou nas situações em que o eleitorado é superior ao dobro da população entre dez e 15 anos, somada à de idade superior a 60 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário