07/03/2010

Paraibana de Pombal conta como sobreviveu ao terremoto do Chile

Uma paraibana de Pombal, no Sertão do Estado, que reside em Santiago, capital do Chile, relatou, através de sua página no Orkut, os momentos de desespero e medo vividos por ela e família, provocados pelo forte terremoto, que atingiu o País, no sábado (27-02), tendo como epicentro a região próxima a Concepcion.

Solange Medeiros, que está no País latino com o esposo e uma filha, contou detalhes da situação na sua região. Um dia depois do abalo, ela postou uma mensagem para tranqüilizar os familiares, afirmando que “estava viva” e relatando que foi “uma experiência muito forte” que ela passou.

“Não desejo a ninguém [viver isso]”, escreveu Solange. Ela também detalhou a situação dos danos, em residências e comércios do Chile.

Ainda no domingo (28-02), a pombalense escreveu que precisará de um tratamento psicológico para corrigir o trauma da situação, mas comemorou: “O que eu tenho é que agradecer, por está viva com minha família em minha casa”.

Solange enfatizou que no momento do terremoto, durante a madrugada, ela estava acordada.

“Nesse dia eu sentia uma angustia q não me deixou dormir...Então pelo menos eu tava consciente. Foi demais de assustador.

Eu pensei que ia estar soterrada... que ia morrer; foram 3 minutos intermináveis...quero que meus familiares e amigos fiquem tranqüilos que apesar de tudo o que temos que fazer nesse momento é ter paciência; nada mais e esperar que tudo se normalize. Rezem”, disse ela.

Somente na última quarta-feira (03), Solange voltou a postar mensagem em seu Orkut. Segundo ela, algumas coisas, como água, luz e internet, estavam voltando à normalidade, mas relatou que ainda era possível sentir tremores de terra e disse acreditar que outro abalo poderia acontecer. Suspeita confirmada. Na manhã desta sexta-feira (05), outros dois abalos foram registrados.

Ela também lamentou a situação de outros moradores do País.

“Dá pena ver a televisão... Muitas pessoas perderam tudo e famílias inteiras [foram] soterradas ou levadas pela Tsunami”.

A última mensagem deixada por ela na página do Orkut foi na quinta-feira (04), apenas para deixar um número de telefone para contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário