01/10/2010

Quadros pintados por Adolf Hitler vão a leilão no Reino Unido

Uma coleção de aquarelas de Adolf Hitler vai a leilão nos próximos dias no Reino Unido, informou o jornal britânico Daily Telegraph. Os organizadores do evento pretendem arrecadar cerca de R$ 400 mil (150 mil libras) com as obras, que foram pintadas quando o famoso líder da Alemanha nazista ainda era um desconhecido artista plástico.

A maior parte das obras retrata paisagens bucólicas, com lagos e vastos campos da Áustria, onde Hitler nasceu, ou cenas em pequenos vilarejos do país.

As pinturas apareceram após terem sido encontradas por um advogado em uma propriedade que ele comprou no norte austríaco.

Em entrevista ao Telegraph, Richard Westood-Brookes, proprietário da Mullocks Aucitions, que promove o leilão, disse que Hitler era pobre na época, e pintava os quadros para vendê-los a turistas que visitavam a região para arrecadar algum dinheiro.

- Sua atividade diária era ir à rua e pintar. Ele era totalmente duro.

Segundo ele, Hitler tentou entrar em academias de arte em Viena, mas foi reprovado duas vezes.

- Ele não era bom o suficiente, principalmente quando desenhava pessoas.

Brookes afirmou que, se tivesse seguido a carreira artística, o líder nazista estaria fadado a ser quase um anônimo.


- Se ele tivesse conseguido um lugar na academia, o máximo que teríamos ouvido falar de Adolf Hitler seria que ele era um artista comum que pintava algumas paisagens legais.

Brookes disse que muitas pesquisas mostram que essa rejeição pode ter influenciado as atitudes agressivas de Hitler, gerando muito ressentimento e “transformando-o no monstro que ele se tornou”.

Dentre os vários horrores praticados pela Alemanha de Hitler na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), o de maior destaque é o assassinato de cerca de 6 milhões de judeus em campos de concentração na Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário