06/10/2010

Espanhol confia no GPS e morre em reservatório de água


Imagem do carro à beira do reservatório, após ser resgatado pelas equipes de salvamento.

Imagem do carro à beira do reservatório, após ser resgatado pelas equipes de salvamento.

Em mais um acidente automobilístico envolvendo um aparelho de GPS e a confiança que é hoje colocada nestes gadgets, um homem de 37 anos morreu no último sábado na cidade de Capilla, na Espanha, quando o seu navegador levou seu carro até um reservatório de água.

O site do jornal britânico The Guardian, noticiou nesta segunda-feira o mais novo caso da batalha homem x GPS, só que desta vez a “disputa” acabou em morte.

A Cruz Vermelha Espanhola informou ao jornal que o espanhol dirigia com mais um passageiro a bordo, no sábado a noite, quando o gadget os guiava em uma estrada que terminava no reservatório La Serena. Quando, devido ao escuro, o motorista finalmente viu o que havia no final da estrada, já era tarde, e o carro começou a afundar na água enquanto o GPS continuava dando instruções.

Os dois homens conseguiram sair do carro, mas apenas um deles conseguiu chegar até a praia. A equipe de busca encontrou o corpo do motorista no domingo pela manhã. O The Guardian destaca ainda que não se sabe por que o GPS não indicava a presença do reservatório, já que ele existe desde 1989.

Outros problemas envolvendo o sistema de posicionamento aconteceram na Austrália, quando uma família passou três noites presa em seu carro em uma estrada, esperando por resgate, e com um inglês, que quase caiu de um precipício.

Em situações como esta, é difícil não pensar que quem guia o carro não é o GPS e que existe uma “pecinha” entre o banco do motorista e a direção do carro. É ela quem deveria tomar as decisões finais e não o gadget.

Nenhum comentário:

Postar um comentário