07/10/2010

Celular é o eletrônico mais importante para brasileiros, diz pesquisa


O celular é o aparelho eletrônico mais importante na vida dos brasileiros. É o que mostra uma pesquisa realizada pela empresa de pesquisa de mercado GfK. o estudo, realizada em maio deste ano, ouviu 1 000 pessoas acima dos 18 anos, de 12 cidades das regiões metropolitanas de Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Quando perguntado sobre a importância dos aparelhos que possui, o celular recebeu dos entrevistados uma nota média de 8,67 numa escala de 1 a 10. O item é também o eletrônico que os brasileiros mais possuem (87%) dentre os aparelhos abordados na pesquisa da GfK.

Em segundo lugar aparece o DVD, com 80%, e em terceiro a câmera digital, com 49%.

O levantamento aponta que entre os mais jovens é maior a porcentagem de pessoas que possuem um telefone móvel (90% na faixa de 18 a 24 anos, e 95% entre 25 e 34 anos). No entanto, o índice cai bastante entre os que têm mais de 56 anos (73%).

A classe social e o sexo também são variáveis na posse de eletrônicos. Em quase todos os itens analisados há uma predominância do sexo masculino em relação ao feminino e das classes A e B em comparação com as C e D.

Intenção de compra
A GfK também sondou a intenção dos brasileiros em adquirir eletrônicos. Dos aparelhos que não possuem, a maioria dos entrevistados afirma que pretende comprar ainda este ano uma televisão modelo LCD/Plasma, 21%.

O modelo é, de longe, o eletrônico mais cobiçado, independentemente de sexo, idade, classe socioeconômica, região ou situação laboral. Em segundo lugar, mas com índice baixo de intenção, estão a câmera digital e o home theater, com 7%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário