15/12/2010

Passaporte com chip começa a ser emitido em Goiânia e Brasília


Desde a última quarta-feira (8), a Polícia Federal de Goiânia já está emitindo o novo passaporte com chip. A cidade, ao lado de Brasília, participa do projeto piloto da nova tecnologia.

De acordo com a Polícia Federal, o novo documento armazena mais dados que o comum e sua leitura é mais fácil no controle migratório. O chip será inserido na contracapa do passaporte e nele constarão informações do portador, constantes dos dados impressos na zona de leitura mecânica, foto digitalizada e impressões digitais.

O documento continua com a cor azul, padrão dos países do Mercosul, e não invalida os documentos anteriores. Por isso, o órgão ressalta que não há necessidade de troca dos documentos por enquanto.

O passaporte com chip está sendo emitido a uma taxa de R$ 156,07. Para preencher o requerimento e obter outras informações, o cidadão deve acessar o site da Polícia Federal.

Nessa fase de projeto piloto, o documento será avaliado em vários aspectos, considerando os procedimentos e os sistemas. Somente depois, ele deve ser lançado nacionalmente.

Jogos

O novo passaporte com chip eletrônico, também conhecido como E-passaporte, é uma tecnologia já adotada por países da União Européia, Japão, Austrália e Estados Unidos. Sua necessidade no Brasil decorre, principalmente, da chegada da Copa e da Olimpíada.

Com a nova tecnologia, aproximadamente 5 milhões de brasileiros portarão o passaporte eletrônico em julho de 2014, segundo a Polícia Federal. Com isso, eles poderão utilizar os portais automatizados de atendimentos nos principais aeroportos do País, fazendo com que o atendimento seja direcionado aos turistas estrangeiros que devem desembarcar para os eventos.

De acordo com a Polícia Federal, os portais automatizados de atendimento nos postos de controle migratório do País devem proporcionar mais dinâmica ao fluxo de pessoas de uma forma mais segura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário