29/09/2010

Paraibano responsável por vírus no Orkut diz que Google apresenta falha no sistema

No último sábado, 25, mais de 180 mil contas de da rede social Orkut foram infectados por um vírus. O responsável pelo vírus é o paraibano Rodrigo Lacerda, de 26 anos, que escreve para o blog Ctrl+C.

Os usuários foram surpreendidos por uma mensagem que desejava “Um Bom Sábado”, sendo redirecionados para a página de comunidade com nome Infectados pelo Vírus do Orkut. Nos scraps, a página de mensagens enviadas entre usuários do Orkut, a conta era infectada através de uma programação feita em javascript, e, automaticamente, o vírus era enviado aos amigos da lista do usuário.

Rodrigo assumiu a autoria da infecção na própria comunidade. Ele disse que objetivo era apenas chamar atenção da empresa para uma falha de segurança grave. O vírus criado por ele se espalha apenas pelo Orkut, mas através da falha existente no sistema é possível infectar o computador do usuário.

Horas depois da infecção, o Google corrigiu a falha e mandou comunicado aos usuários. "Tomamos medidas rápidas para corrigir uma vulnerabilidade do tipo cross-site scripting (XSS) no orkut.com que foi descoberta algumas horas atrás. Nossa análise do código de script não revelou qualquer atividade maliciosa. O problema agora já está resolvido, mas continuamos estudando a vulnerabilidade para ajudar a evitar problemas semelhantes no futuro."

O responsável pela infecção diz que seu objetivo não foi alcançado, pois acredita que o google corrigiu apenas a falha desse vírus e não a falha do sistema. Em 2007, Rodrigo já havia criado outro vírus e, apesar do google ter divulgado a correção da falha, foi possível ocorrer a infecção mais uma vez.

Estudante da área de programação, Rodrigo troca informações sobre o assunto no Orkut, através da comunidade Exploits.

Nenhum comentário:

Postar um comentário