06/11/2010

Meu celular caiu na água! E agora?

celular-na-aguaVárias pessoas já devem ter passado por isso: uma chuva, um tombo na piscina, esquecer dentro de um bolso de uma roupa que foi lavar, vaso sanitário (como na charge ao lado). Mas e agora? Se seu celular de alguma forma entrou em contato com água, o que pode ser feito? Siga estes procedimentos, tenha paciência e boa sorte:


1 - Tire ele da água o mais rápido possível. A caixa plástica dos celulares é bem justa, mas com o tempo a água entra no telefone. Este tempo é curto, 20 segundos ou menos, então pegue seu telefone rápidamente! Retire a bateria. Este é um dos passos mais importantes. Não perca tempo pensando: água e eletricidade não se misturam. Remover a energia do seu telefone é um passo crucial no salvamento. Muitos circuitos dentro do telefone podem sobreviver a imersão em água, se não existir nenhuma eletricidade passando por eles.



2 - Remova o chip. Alguns dos seus contatos valiosos (e alguns outros dados) podem estar guardados no seu chip. Para algumas pessoas, isto pode ser mais valioso do que salvar o próprio aparelho. Chips sobrevivem bem à água, e alguns dos passos seguintes não são necessários para ele (não o aqueça). Só enxugue e coloque-o de lado até que você precise inserí-lo de volta no seu telefone. Tenha em mente que algumas tecnologias em uso não possuem chip (CDMA, por exemplo).


3 - Seque o telefone. Óbviamente, você deve remover a maior quantidade de água possível o mais rápido que puder, para impedir que mais água entre no telefone. Use uma toalha ou guardanapo para remover a água.


4 - Deixe o telefone secar. Você não quer estragar seu telefone ou perder os números na sua agenda, então você precisa esperar que o telefone seque. Não tente colocar a bateria de volta para ver se ele está funcionando, pois isto pode causar um curto-circuito no telefone, o que vai destruir tudo.


5 - Não se esqueça do cartão de memória também caso seu celular possua um. É necessária sua remoção assim como os outros componentes já citados.


6 - Espere. Esta é a parte mais difícil – deixar o telefone em paz, sem bateria ou cartão SIM, enquanto ele seca devagar. Alguns truques para secar o telefone mais rápido incluem deixar o telefone dentro de uma bacia com arroz cru, pois o arroz absorve a umidade mais rápido. Existem alguns problemas, como arroz dentro do telefone, então deixe o telefone em um lugar com ventilação e aberto, para que a água possa evaporar, e espere.



7 - Teste o telefone. Depois de ter esperado por pelo menos 3 dias, tenha certeza de que tudo está seco e limpo, e recoloque a bateria e veja se funciona. Se o seu telefone não funcionar, espere mais alguns dias. Se ainda não funcionar, leve em um conserto autorizado. Algumas vezes eles podem ser capazes de consertá-lo.


8 - Outros métodos sugerem o uso de álcool isopropílico para secar os componentes, visto que este produto é muito utilizado em manutenções de computadores e outros circuitos eletrônicos.


9 – Se quiser tentar (por sua conta e risco) abrir o telefone para secar melhor suas partes internas isso é possível, visto que a garantia já não cobre mais o seu aparelho justamente por causa da água.


10 - Outro método para secar o telefone é colocá-lo em cima da ventilação do receiver da TV a cabo, monitor ou televisão por pelo menos 24 horas (até 3 dias). O calor emitido pelo aparelho é suficiente para secar suavemente o celular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário