O deputado João Henrique (DEM) anunciou nesta quarta-feira 03 a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) integrado do Cariri, que terá como sede a cidade de Monteiro, mas atenderá também aos 17 municípios, que compõem a microrregião do cariri Ocidental. Segundo ele, o Samu deverá começar a funcionar na região ainda neste mês de março.
O deputado revelou que a prefeita de Monteiro, Edna Henrique (PSDB), esteve ontem em discutindo com representes do Ministério da Saúde os últimos detalhes para a aquisição das ambulâncias e demais equipamentos que serão utilizados para a implantação do Samu.
João Henrique também comemorou o fato de, atendendo uma reivindicação sua, o Ministério da Saúde, ter aumentado o número de bases descentralizadas do projeto de duas para quatro, contemplando além de Sumé e Serra Branca, que constavam no projeto original, os municípios de Livramento e São João do Cariri que terão pontos de apoio para a base principal em Monteiro.
“O Ministério de Saúde também ampliou o número de ambulâncias de quatro para seis, sendo uma UTI móvel, na sede de Monteiro, e cinco básicas, que estarão nos pontos de apoio dos outros municípios”, explicou.
O projeto elaborado pela secretaria de Monteiro e com adesão dos 17 municípios do cariri ocidental, foi protocolado na secretaria estadual da Saúde (SES) em 29 de outubro de 2009 e aprovado na Comissão Intergestores Bipartide no último dia 09 de novembro. No entanto, a Secretaria Estadual de Saúde somente remeteu o projeto ao Ministério da Saúde em janeiro de 2010, após a visita da prefeita Edna Henrique e do deputado João Henrique a Coordenação Geral de Urgência em Brasília.
“Quando confirmamos que o projeto não havia sido remetido, exigimos o envio e a prefeitura entregou cópias do projeto em mãos aos técnicos do Ministério da Saúde, que nos contemplou com o aumento do número de ambulâncias”, explicou o deputado.
Ainda segundo João Henrique, na próxima quarta-feira 10 a prefeita Edna e os demais prefeitos do Cariri ocidental estarão reunidos com o presidente Lula e a ministra Dilma Rousseff em São Paulo para receberem, em uma solenidade simbólica, os equipamentos do projeto.
“A expectativa é que nós próximos dias o Samu passe a atuar na região, atendendo aos municípios de Monteiro, Sumé, Serra Branca, São João do Cariri, Livramento, Ouro Velho, Prata, Zabelê, São João do Tigre, São José dos Cordeiros, Congo, Camalaú, São Sebastião do Umbuzeiro, Parari, Amparo, Coxixola e Caraúbas”, disse João Henrique.
Nenhum comentário:
Postar um comentário