06/01/2010

Sobrevivente de duas bombas atômicas morre aos 93 anos no Japão

Tsutomu Yamaguchi, o único sobrevivente oficialmente reconhecido das duas bombas atômicas que atingiram o Japão no final da Segunda Guerra Mundial, morreu aos 93 anos.


Na época dos bombardeios, em agosto de 1945, Yamaguchi estava em Hiroshima para uma viagem de negócios pela sua empresa de construção naval. Ele teve queimaduras graves e passou a noite lá. Quando voltou para sua cidade, Nagazaki, foi atingido pela segunda bomba, três dias depois. O Japão se rendeu no dia 15 de agosto, acabando com a guerra.


O prefeito de Nagasaki disse que "um precioso contador de histórias havia sido perdido" em uma mensagem postada no site da prefeitura. Yamaguchi morreu na última segunda-feira, sofrendo de um câncer de estômago, informaram jornais locais.

Ele era o único sobrevivente das duas bombas oficialmente reconhecido pelo governo, apesar de outras pessoas já terem sido identificadas na mesma situação. A identificação oficial dá ao sobrevivente compensações financeiras, exames médicos gratuitos e pagamento dos custos funerários.

Em anos anteriores ele havia dado palestras sobre sua experiência (falou na ONU em 2006) e escreveu livros e músicas a respeito do tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário