29/03/2011

MORRE JOSÉ ALENCAR !!!!


Autoridades, instituições e políticos de diversos partidos, além da presidente, Dilma Roussef, manifestaram pesar pela morte do ex-vice presidente José Alencar nesta terça-feira.

O ex-vice-presidente da República José Alencar morreu às 14h41 desta terça-feira, aos 79 anos, no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, vítima de câncer. Ele foi internado ontem com quadro de suboclusão intestinal.

Segundo nota do hospital, Alencar teve falência múltipla de órgãos, em decorrência de um câncer na região abdominal. Ele enfrentava a doença havia mais de 15 anos, passou por 17 cirurgias e várias internações.

Dilma Roussef, presidente da República - "Nós estamos num momento de muito sentimento. Foi uma grande honra ter convivido com o José Alencar. Ele é uma daquelas pessoas que vai deixar uma marca indelével na vida de cada um de nós. Ele foi presidente da República junto com o presidente Lula por mais de oito anos, por isso, ofereceremos para a família o Palácio do Planalto para ele ser velado na condição de chefe de Estado, que ele foi, na condição de presidente inesquecível do nosso país. Todos nós estamos muito emocionados."

Geddel Vieira Lima (PMDB-BA), ex-ministro da Integração Nacional no governo Lula - "Aqui do lado do [vice-]presidente Michel Temer recebemos a notícia da morte de José Alencar. O [vice-]presidente se prepara para decretar luto e iniciar homenagens. Vi de perto o respeito e carinho de Lula da presidente Dilma com José Alencar. Imagino a tristeza na alma de ambos."

Tarso Genro (PT-RS), governador do Rio Grande do Sul - "José Alencar: morre um grande brasileiro, orgulho do nosso povo e patrimônio da democracia no Brasil".

Pedro Simon (PMDB-RS), senador - "Meu profundo pesar pela morte do grande amigo José Alencar, um brasileiro como poucos, cujo amor ao país é um exemplo".

Robson Braga de Andrade, presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria) - "Ele foi um industrial ousado e um líder empresarial que soube, com sabedoria e espírito empreendedor, construir o maior grupo têxtil do país. Político habilidoso, ajudou, com a mesma tenacidade que lutou pela vida, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a recolocar o Brasil no caminho do crescimento e projetar o país no exterior."

Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo - "Todos nós perdemos hoje uma pessoa muito querida e admirada. José Alencar é um exemplo de dedicação ao trabalho, à família e à democracia. Sua luta pela vida é uma síntese da enorme coragem do povo brasileiro. Deixa, além da saudade, uma grande lição de empenho pela causa pública e pelo desenvolvimento do país.

Marta Suplicy (PT-SP), senadora - "Ele saiu de uma cidade pequena, criou um império. Um homem de tantas posses se aliou a um operário e lhe ajudou a ter credibilidade. Isso é algo muito bonito."

Renan Calheiros (PMDB-AL), líder do PMDB no Senado - É uma perda irreparável para o país. Tive por ele uma enorme admiração, sobretudo pela maneira com que resistiu ao câncer."

Aécio Neves (PSDB-MG), senador - José Alencar foi um líder maiúsculo, que honrou os melhores valores de Minas e cada uma das páginas de nossa história. Empreendedor e visionário por natureza, levou para a vida pública, no Senado da República e na Vice-Presidência, a densa experiência de quem construiu um verdadeiro império com dedicação e trabalho duro.Neste itinerário, a partir do chão das muitas fábricas que colocou de pé, soube moldar uma generosa visão nacional. Homem público exemplar, dedicou-se, como poucos, à causa do desenvolvimento brasileiro. Seu compromisso com ele era tão superior que se permitia, naturalmente e sem constrangimentos, fazer críticas e cobranças públicas ao governo do qual compartilhava o comando. Perdemos, todos, um dos melhores homens públicos de nossa história.

André Puccinelli (PMDB-MS), governador de Mato Grosso do Sul - "Marcou a história brasileira como referência de honestidade, ética e dedicação à causa da construção da igualdade entre os homens".

Cássio Cunha Lima (PSDB), ex-governador da Paraíba - "O Brasil acaba de perder um grande homem. Exemplo de coragem, firmeza e compromisso com o nosso país! Minha sincera homenagem a José Alencar."

Eduardo Azeredo (PSDB-MG), deputado federal e ex-governador de Minas Gerais - "Minha homenagem a José Alencar -- homem público que honrou Minas Gerais e o Brasil. Um exemplo de luta pela vida".

José Agripino, presidente do DEM - "Registro minha tristeza pela morte do sempre vice-presidente José Alencar. O empresário competente a quem o Rio Grande do Norte deve desenvolvimento e milhares de empregos e o político de raro espírito público, são exemplos que o Brasil não pode esquecer."

Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), líder da Minoria na Câmara dos Deputados - "MG e o Brasil perdem um baluarte da ética, um eficiente empresário, um politico humano e um cidadão vigoroso na luta pela vida: José Alencar."

Paulo Maluf (PP-SP), deputado federal - "O Brasil perde um grande homem, notável estadista. Que Deus dê a todos nós força para suprir a dor de sua ausência."

José Dirceu, ex-ministro - "Conheci um homem extraordinário. Ele foi de uma solidariedade imensa comigo, mesmo nos momentos mais difíceis. Nós rimos e choramos com ele, mas, além da família, será o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva quem mais deve sentir sua morte. Como bom mineiro, Alencar era um bom contador de história, um bom comedor de torresmo e um bom bebedor de cachaça."

Antonio Anastasia (PSDB-MG), governador de Minas Gerais - Minas já deu muitos exemplos para o Brasil de vida e de luta. Poucos foram tão marcantes como é o caso do empresário, político e cidadão José Alencar. Vem na minha lembrança agora, uma frase de outro grande mineiro, Guimarães Rosa que dizia que 'as pessoas não morrem, ficam encantadas'. É o caso do José Alencar. Um exemplo de resistência, persistência e esperança. À família que acompanhou suas batalhas, o nosso pesar, nossa solidariedade, o nosso abraço."

Fecomercio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) - Foi mais que um grande homem. Foi um vitorioso de corpo e alma, cujo coração foi a expressão maior de todas as virtudes essenciais. Pequeno varejista transformou cortes e retalhos de tecidos no maior complexo têxtil brasileiro, uma transnacional com presença nos quatro cantos do mercado global. A mesma força e a coragem que despendeu para a concretização de seus negócios, empregou-as para enfrentar a doença implacável. Com bravura inominável manteve, até o fim, a altivez dos vencedores, a serenidade dos que tem a certeza de haver feito o bem, a humildade dos que acreditam que seus feitos decorrem apenas da ordem natural das coisas...Este realizador de corpo e alma fará muito falta.

Edevaldo Alves da Silva, presidente do Complexo Educacional FMU - "José Alencar demonstrou em toda sua vida que o importante é lutar. Desde pequeno trabalhou intensamente e se tornou um dos maiores empresários do Brasil. Na vida pública demonstrou todo carinho pelas pessoas mais próximas e nos últimos anos nos deu uma lição de determinação. Que Deus conforte seus familiares."

Rogério Amato, presidente da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) e Facesp (Federação das Associações do Estado de São Paulo) - "Tenho em José Alencar um exemplo: representa uma geração de empreendedores que dedicou sua vida para construir um Brasil melhor."

Wilson Martins (PSB-PI), governador do Piauí - "O desaparecimento do ex-vice-presidente José Alencar nos traz uma lição. De amor à vida, de valorização do trabalho e da persistência na dignidade até o último momento. Perdemos um brasileiro, mas ganhamos um modelo de cidadania e coragem. Em nome dos piauienses, o governo do Estado do Piauí se solidariza com a família do ex-vice presidente e com todos os brasileiros que acompanharam a trajetória de um homem que nos mostrou, durante a vida, o exemplo de ser maior que a morte."

Marcio Lacerda (PSB-MG), prefeito de Belo Horizonte - "Alencar pode ser considerado a síntese de um Brasil que, nos últimos anos, reencontrou o caminho do desenvolvimento econômico, da pluralidade ideológica e do exercício pleno da cidadania."

MarceloTas, jornalista e apresentador do CQC - "José Alencar se foi. Vamos aprender com ele: coragem e vontade de viver."

Nenhum comentário:

Postar um comentário